2 de abril de 2013

Os índios do Brasil








Antes do video eu via os indios como pessoas normais ,só que com culturas diferentes das nossas .É uma pena ver que nem todos nós pensamos assim alguns chegam a ver os índios como selvagens .Na minha opinião eles são pessoas normais como qualquer outra ,e e devemos trata-los com igualdade mesmos sendo de culturas um pouco diferentes.Afinal os primeiros habitantes do Brasil foram os índios, e de certa forma herdamos algumas coisas deles , como por exemplo o vocabulário.
Como vemos no vídeo podemos perceberque muitas vezes os próprios índios tem vergonha de sua própria cultura , como podemos ver quando perguntam para uma mulher se ela era índia ,e ela diz que só é índia porque nasceu na Amazônia ,talvez por medo de ser julgada pelo homem branco ,como eles dizem.

1 de abril de 2013

Conto - As cerejas ( síntese )


Nome da Autora: 
Lygia Fagundes Telles

   O conto "As Cerejas" de Lygia Fagundes é uma história narrada por uma de suas personagens .Uma garota que vive em uma chácara com sua Madrinha,e com Dionísia, (a empregada) .Nas férias, recebe a visita inusitada de seu primo Marcelo e de Tia Olívia.tia Olívia era uma mulher elegante, bem vestida com um enorme decote e um colar de cerejas.
 A menina se demonstra interessada pelo primo Marcelo, tanto que leva um choque ao pegá-lo de corpos entrelaçados com a tia Olívia. Ninguém sabia, além ela, por isso ao chorar semanas seguidas pensaram que era sarampo.
 Algumas semanas depois  o primo Marcelo e tia Olívia foram embora .Primeiro Marcelo, sem se despedir, depois tia Olívia, deixando  suas cerejas de recordação para a garota. Depois de anos, eles recebem a notícia de que Marcelo morreu.

Poema escrito por mim relacionado ao livro EKOABOKA (capítulo 1).

No meio do nada


Ao pousar do avião
No "meio do nada " eles estão.
Trabalharam sem descansar
para a descoberta de uma vacina achar.

Anos se passam

E sua família eles iriam  reencontrar
Diante de tal situação , vinha a dúvida então
"será que eles vão se acostumar?"

O banheiro era pequeno , o sol escaldante

A paisagem era bela
Mas não agradava toda essa gente

A garota antipática

Só sabia reclamar 
Mal sabia ela ,o que iria encontrar. 

                                                                                             Por :Caroline Custódio