2 de maio de 2013

Felicidade Clandestina - Clarice Lispector

Nesse conto , Clarice Lispector  retratou  a história de uma menina apaixonada pela leitura.  
 
  Uma de suas colegas da escola era filha de um dono de livraria. Essa, diferente das outras já era mais encorpada, com busto, enquanto as outras ainda eram "achatadas". Para a infelicidade sua infelicidade e de todas as suas amigas também apaixonadas pela leitura, a filha do dono da livraria era totalmente malvada e um tanto quanto egoísta. 
   
  
  Certo dia prometeu para a menina que iria lhe emprestar o livro "As reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, ela só deveria passar em sua casa para apanhá-lo no dia seguinte. Cheia de esperanças, assim a garota fez, mas chegando lá, sua alegria acabou. A menina egoísta disse que já havia emprestado o livro, e que ela deveria voltar no dia seguinte. Assim ela fez, por muitos dias até que, por estranhar a visita calada daquela menina estranha em sua porta todos os dias, a mulher do dono da livraria, mãe da menina egoísta perguntou ás duas o que estava acontecendo.   



  Quando a mulher entendeu o que estava de fato acontecendo, explicou que o livro nunca havia saído daquela casa e que sua filha sequer o tinha lido. Disse a menina apaixonada por livros que poderia levá-lo e ficar com ele o tempo que quisesse.   


  A alegria da garota era imensa e inexplicável, ficou contemplando o livro por horas e horas, fingindo não o ter em suas mãos para depois olhá-lo e ficar feliz por tê-lo junto a ti, em outras palavras "Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.”.


O Búfalo - Clarice Lispector








   O conto apresenta a história de uma mulher que é rejeitada por seu amado, e decide ir até o Zoológico para tentar encontrar o ódio nos animais. Mas, para sua infelicidade, ela acaba encontrando amor nas atitudes dos animais ao invés do desejado ódio.
 Durante sua busca por tal sentimento horrível, acabou encontrando o amor nos leões, na girafa, no macaco... até mesmo o camelo fez com que ela pensasse na paciência. Os animais que ela vira, trouxeram-lhe apenas bons sentimentos até esse momento. Em qual animal estaria o ódio?
  Continuou sua busca pelo Zoológico, então encontrou o búfalo. Ela ficou desconfiada, pois tinha a impressão de que o animal negro a olhava. Ela desviou o olhar, e sentiu seu coração acelerado.
  Após sentir algumas coisas "ruins", olhou novamente para o animal e dessa vez, ele parecia maior. Foi então, que ela começou a provocá-lo, tacando pedras e gritando. O ódio nasceu dentro dela e depois de alguns instantes, quando o búfalo a encarou... "Eu te amo, disse ela para o homem cujo grande crime impunível era o de não querê-la. Eu te odeio, disse implorando amor ao búfalo."
  O búfalo, começou a se aproximar da mulher, mas ela não recuava nenhum passo sequer. Ficou espantada com o olhar do búfalo, mas estava "presa" ali. Antes de seu corpo cair no chão, viu apenas o céu e o búfalo.

Música relacionada ao "EKOABOKA"


 Essa é minha ultima postagem referente ao livro "Ekoaboka" ,estarei postando agora uma música que eu e meu grupo escolhemos para relacionar com o capítulo 3 - Encontros.

  • A música se chama "Desmatamento" - Raiz da Mata. 
"Roubando como um desesperado sem nenhum sentido.
Desmatando a mãe natureza que nos teve como filhos.
Todos filhos de jáh.
Jáh deu a natureza não foi pra um só, não foi pra um só.
Deus deu a natureza pra todos nós cuidarmos bem dela.
Não convém, está cometendo suicídio
Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas
A vida dos nossos filhos e a dos animais.
Não mate o que é da mata ela só faz você viver e ser feliz.
Isso que não pode acontecer, não pode acontecer.
Desmatar a mata pra poder se enriquecer, uhum.
Pois a natureza não mata, ela só faz você viver e ser feliz.
Não convém, está cometendo suicídio
Não faça isso rapaz, prejudicando nossas vidas
A vida dos nossos filhos e a dos animais.
Eu cuido dela sim, para que a mãe natureza cuide bem de mim."

Filme relacionado ao "EKOABOKA"

Irei postar o trecho do filme que escolhemos para relacionar com o capítulo 3 do livro.  O trecho que usamos foi do filme Tainá 2 - A Aventura continua.


Soneto relacionado ao "EKOABOKA"

 Eu e meu grupo fizemos um soneto na aula de português, relacionado ao capítulo 3 do livro. Ele fala sobre os madeireiros e sobre o desmatamento, que é o que se passa em certa  parte do capítulo.
Encontros

Encontramos os madeireiros 
 Que incomodam essa gente
 Sem se preocupar com o que é dos índios
 Apenas matando e destruindo.

 
Madeireiros por que a Amazônia?
 Esse lugar lindo de viver
 Sendo destruído e virando zona
 Porque não querem aprender.

 
Árvores caindo, tratores e máquina pesadas
 Levando madeiras
 Destruindo nossa pátria.

 
Saiam daqui, vocês, que não sabe cuidar
 Apenas pensam em desmatar
E com a nossa madeira acabar.

Notícia relacionada ao livro "EKOABOKA"


   Meu grupo e eu escolhemos uma notícia que fosse relacionada com o capítulo 3 do livro "Ekoaboka" .Tal notícia fala sobre o desmatamento na Amazônia, que como muitos  já sabem é o que aborda-se em certa parte do capítulo. 

     "Desmatamento na Amazônia aumenta 35% e já supera 2010"
Por Marta Salomon
Brasília - O desmatamento na Amazônia neste ano deverá superar a taxa anual medida no ano passado. O primeiro sinal claro aparece nos alertas de desmatamento e degradação da floresta do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O sistema Deter acumulou em 11 meses do período de coleta da taxa anual uma área maior do que a captada entre agosto de 2009 e julho de 2010.
Até junho, o Deter registrou 2.429,5 quilômetros quadrados de florestas abatidas. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 35% no ritmo das motosserras. No mês, o aumento foi de 28%. Os dados de julho, que completarão os 12 meses da taxa oficial, só serão divulgados no final do mês. Mas os dados até aqui já superaram os 2.294 quilômetros quadrados de desmatamento medido até julho de 2010, o menor da série histórica do Inpe. O anúncio da taxa oficial está previsto para o final do ano.
Mauro Pires, diretor de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, prefere não especular sobre a nova taxa. "Vai ficar muito próxima da taxa de 2009 e de 2010", disse. Em 2009, o sistema Prodes indicou o abate de 7.464 quilômetros quadrados de desmatamento. No ano seguinte, o Prodes mediu o corte de 6.451 quilômetros quadrados de floresta.
Qualquer número acima do recorde registrado no ano passado significará a interrupção de uma queda do desmatamento que vem sendo registrada desde 2008. E pode comprometer os compromissos de redução das emissões de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global. O desmatamento ainda é a maior fonte de emissão de carbono no país.

livro Ekoaboka (enredo)

"Ekoaboka" certamente é um livro que dá gosto de ler . O livro relata a história a história de Léo e Marina , que além do filho em comum (Txai ,de 5 anos ) , tem um filho de 17 anos (Alex) , e uma filha de 14 anos (Chantal) , de casamentos  anteriores e mais um amigo (Babaloo ou Babu ) , considerado como da familia .
Como biologos e pesquisadores  , Léo e Babu tentam descobrir uma vacina contra a malária , morando por três meses na Amazônia , em um barco-casa (o Vitória-Régia), que se encontrava nas margens do Rio Negro.Em uma oportunidade rara, foi possível reunir toda a família , proporciomando o convivio de pessoas tão diferentes , num processo imenso de diversas transformações e descobertas ,não só entre a própria família , mas principalmente com pessoas de outra cultura .
Lá todos vivem experiências singulares, até mesmo Chantal  (uma adolescente acostumada com férias em Paris ) resolve  tentar aproveitar as férias "no meio do nada " como ela diz em seu diário . No desenrolar da história Chantal conhece Catu (um índio muito belo ) , por quem teve uma tragetória de total aversão pelo diferente.
Chantal tinha um diário , no qual escrevia todas as suas vivências, desde o dia em que chegou na Amazônia .Alex também escrevia , não um diário , mas emails para seu amigo Kiko, contando suas vivências. Assim ,até o último dias das férias , muitos eventos se sucederam , como o rito de passagem realizado por Alex com os índios , onde seu corpo foi pintado com jenipapo ou até mesmo a descoberta do elemento que faltava para completar a parte da pesquisa de ambos os cientistas .
O livro "Ekoaboka " fala das diferenças e igualdades entre dois mundos , e principalmente das mudanças e transformações .