22 de outubro de 2013

Crônicas e cronistas brasileiros I

Também estamos trabalhando em português a Crônica, deste modo vou postar o resumo da biografia de três cronistas brasileiros e junto á elas postarei um pedaço da crônica de cada um. As mesmas vão ser postadas em publicações diferentes. 


Carlos Heitor Cony

Nascido no Rio de Janeiro, 1926.O romancista,contista,cronista e jornalista foi alfabetizado em casa pelo próprio pai.Após ingressar num seminário arquidiocesano de São José,aprendeu latim ,grego,francês,filosofia e teologia.
Inicia sua carreira literária quando substitui seu pai como redator na rádio jornal do Brasil.Após superar seu problema de dicção por meio de tratamento medico,o autor não mais se desvinculou do universo literário,produzindo uma obra que engloba o romance, o conto e a crônica.


Crônica :O menino das meias vermelhas

Todos os dias, ele ia para o colégio com meias vermelhas.
Era um garoto triste, procurava estudar muito mas na hora do recreio ficava afastado dos colegas, como se estivesse procurando alguma coisa. Os outros guris zombavam dele, implicavam com as meias vermelhas que ele usava.
Um dia, perguntaram porque o menino das meias vermelhas só usava meias vermelhas.
Ele contou com simplicidade:
- "No ano passado, quando fiz aniversário, minha mãe me levou ao circo. Botou em mim essas meias vermelhas. Eu reclamei, comecei a chorar, disse que todo mundo ia zombar de mim por causa das meias vermelhas. Mas ela disse que se me perdesse, bastaria olhar para o chão e quando visse um menino de meias vermelhas saberia que o filho era dela".
Os garotos retrucaram:
- "Você não está num circo! Porque não tira essas meias vermelhas e joga fora?"
Mas o menino das meias vermelhas explicou:
- "É que a minha mãe abandonou a nossa casa e foi embora. Por isso eu continuo usando essas meias vermelhas. Quando ela passar por mim vai me encontrar e me levará com ela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário